segunda-feira, 13 de agosto de 2012

BC diz que economia terá crescimento "mais forte" no 2º semestre


O diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes, afirmou nesta quinta-feira, em São Paulo, que a economia brasileira deve retomar o crescimento no segundo semestre deste ano e que a inflação "convergirá para a meta". 

Em evento da Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), Mendes citou relatórios divulgados na semana passada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e pelo Banco Mundial. 

Segundo Mendes, os relatórios apresentaram aspectos positivos sobre a economia e o sistema financeiro brasileiros e "corroboram a visão do Banco Central sobre o crescimento mais forte do país neste semestre". 

"O país está bem preparado para atravessar a nova fase da crise mundial graças às reservas internacionais e à liquidez elevada de seu mercado doméstico", disse o diretor do BC. 

Mendes afirmou também que prevê uma expansão do crédito moderada nas próximos anos, em comparação com os anos anteriores. 

Em conjunto com os juros baixos e a redução do "spread" bancário (diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e o quanto cobram dos clientes), isso criará, segundo ele, o acirramento da competição entre as instituições financeiras. 

Fonte: Folha de S. Paulo / ABIMAQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário