quarta-feira, 13 de março de 2013

Produção industrial recua mais que o previsto na zona do euro


A produção industrial da zona do euro caiu 0,4% em janeiro na comparação com dezembro e 1,3% na comparação com janeiro do ano passado. A previsão de analistas era de queda de 0,1% na comparação mensal.

Em toda a União Europeia, a indústria encolheu 0,4% na comparação mensal e 1,7% na anual.

Em dezembro na comparação com novembro, a produção havia aumentado 0,9% na zona do euro e 0,8% na União Europeia.

De acordo com a Eurostat, agência de estatísticas da região responsável pela divulgação dos números, a produção de bens de consumo duráveis recuou 1,4% em janeiro ante dezembro na zona do euro, enquanto a de bens de capital cedeu 1,2%. A produção de energia caiu 1,0% e a de bens intermediários cresceu 0,1%. A produção de bens de consumo não duráveis aumentou 0,9%.

"A recuperação econômica na zona do euro será dolorosamente lenta", disse o economista Nick Kounis, chefe de pesquisas macroeconômicas do ABN Amro Bank em Amsterdã, antes da divulgação do dado. "Com o crescimento tão fraco e a inflação continuando a cair para níveis baixos, acreditamos que há espaço para mais estímulo e que o BCE deveria ser mais ativo", afirmou ele, referindo-se ao Banco Central Europeu, que prevê contração de 0,5% na economia da zona do euro neste ano.

Fonte: Valor Econômico - ABIMAQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário