quarta-feira, 22 de maio de 2013

Confiança da indústria sobe 1,1% em maio, indica prévia da FGV


Os empresários da indústria estão mais otimistas em maio, com avaliações mais positivas a respeito do cenário atual, embora sigam temerosos com o futuro, de acordo com o resultado preliminar da pesquisa “Sondagem da Indústria de Transformação”, divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria cresceu 1,1% na leitura preliminar de maio, ante o resultado final de abril. Essa alta foi puxada pelo Índice da Situação Atual (ISA), que avançou 2,8% na prévia (após três quedas consecutivas), para 106,4 pontos, o maior nível desde janeiro. Já o Índice de Expectativas (IE) registrou queda de 0,6%, ao passar para 104,3 pontos, menor nível desde novembro do ano passado. Esse indicador cedeu pelo terceiro mês consecutivo.

A FGV avaliou que o resultado preliminar da Sondagem mostra um cenário mais positivo também porque aumentou o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria, de 84,2% no final de abril, para 84,6% na prévia de maio. É o maior nível desde janeiro de 2011, quando marcou 84,7%.

“A melhora da percepção sobre o presente combinada ao avanço do Nuci sugere aceleração do ritmo de atividade do setor no mês”, diz a FGV, em nota.

Para a prévia dos resultados da Sondagem foram consultadas 805 empresas entre os dias 2 e 16 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado em 28 de maio.

Fonte: Valor Econômico/Abimaq

Nenhum comentário:

Postar um comentário