segunda-feira, 18 de junho de 2012

Comissão de Agricultura vai discutir armazenagem de grãos no Brasil

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai realizar audiência pública para discutir a armazenagem de grãos no Brasil e os programas federais de infraestrutura para estocagem. A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é da Câmara dos Deputados. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que em 2009 o Brasil possuía 5,8 milhões de toneladas em armazéns inativos. 

Outra pesquisa de mercado feita aponta que para a capacidade de armazenagem se equilibrar à produção esperada para os próximos dez anos, adicionado aos déficits atuais, a necessidade de investimentos é expressiva. Considerando os déficits de armazenagem, os investimentos para equilibrar à produção de 2008 que eram de R$ 4,9 bilhões, aproximadamente, chegariam a R$ 17 bilhões em 2019/20. 

Serão convidados representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); e do Desenvolvimento Agrário; do grupo de armazenagem da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq); da Associação Centro de Inovação Tecnológica de Pós- Colheita (Acitec); do Arranjo Produtivo Local de Panambi/Condor (APL).

Fonte: Agência Câmara, Portal Noodls, Portal Cenário MT
Abimaq

Nenhum comentário:

Postar um comentário